Pular para o conteúdo principal

Ensaio sobre um lugar

 
     Bairro com ruas arborizadas e enorme população canina, talvez com igual índice da felina, mas os gatos se expõem menos, não saindo com os seus donos para passear. Sobrados antigos se impondo no meio das construções novas e frágeis. Nos bares, estudantes e aspirantes a artista. Nas ruas mais antigas, na parte mais baixa da cidade, persistem os templos nos quais são realizados os rituais da época do neolítico. O som dos tambores reverbera nos pequenos becos. Museus enterrados debaixo de passeios revestidos, além da construção em estilo colonial português pertencente a uma antiga chácara.
Junkies, mendigos e catadores de lixo reciclável se misturam aos passantes. Relatos de autobiografias em mesas dispostas no espaço das calçadas ensolaradas protegidas por lona de plástico colorida, motivados por copos gelados de cerveja pedida no bar próximo a esquina da rua que homenageia um fato histórico. Em cada narrativa há um pedaço de ficção, mas existe liberdade para isso e cada um compõe a sua lenda: Algumas vidas do interior seguiram a rota clichê para um pedaço desta pequena capital, constituíram família e os sonhos juvenis foram transformados em obras possíveis, abandonados na sua essência, numa dobra do tempo.
Neste lugar parece haver espaço para possibilidades alternativas, tentativas de aproximação do novo, original ou nunca visto. Inocência transgressora: Meninos vestidos de preto e olhos pintados beijam-se nas esquinas ou em frente ao supermercado, lugar de fachada despretensiosa, ambiente conservador, talvez porque o ato de comer seja anterior a regra social.
A urbanização não destruiu o passado representado pelas ocupações primeiras, motivo da tradição cultural, que estimula aqueles que vivem do trabalho de transformação do intangível em alguma forma de tradução do seu espaço-tempo.
É para esse bairro que todos os dias viaja o professor de história, não se trata de uma viagem, ele encara como se fosse, por causa da distância, têm que pegar dois ônibus, porque mora num lugar mais afastado considerado área rural. Ele trabalha no museu, gosta da enorme casa antiga construída no século XIX. As paredes pintadas de branco e as janelas verdes tornam o lugar aconchegante e o jardim composto pela árvore velha e a grama rala traziam lembranças da infância. Achou que não iria trabalhar ali durante muito tempo quando foi transferido da biblioteca pública. Lá havia movimento de pessoas e ele se sentia mais útil. No museu, o acervo era de fotografias e não havia muita procura. Numa tarde muito quente ao sair para fora da casa e se
encaminhar para uma construção corroída pelo tempo, coberta por trepadeira que substituía o telhado, antiga senzala, teve uma grande surpresa. Encontrou um atalho entre passado e presente, apesar do fascínio que sentia, o medo de estar perdendo a noção de realidade fez com duvidasse de sua visão.

Se considerava uma pessoa pouco impressionável, não acreditava em qualquer coisa que lhe contavam. Era mania adquirida com a profissão: esperar que todo relato tivesse respaldo. Ficou abismado ao avistar dentro da construção um homem, virado de costas para ele, curvado, fazendo algum tipo de tarefa. Usava uma roupa clara de algodão, calças curtas, pés descalços, cabeça coberta por uma espécie de burca. Quem seria aquele personagem vestido com roupas ultrapassadas e artefato feminino? Fechou os olhos para ver se a imagem se dissipava. Quando abriu os olhos outra vez, não havia mais nada além da vegetação crescida entre os pilares e paredes da ruína. Poderia ter sido insolação, se tivesse estado no sol durante muito tempo, mas estavam no outono e a temperatura mais amena. Quem sabe um trabalhador vestido daquela forma? Alguém meio excêntrico. Deveria haver uma explicação racional. Os dias se passaram e não voltou mais na ruína procurou se ocupar com o trabalho e parou de pensar no ocorrido. Numa tarde de tempestade, enquanto aguardava a chuva diminuir para poder ir embora, parou numa das janelas que dava para os fundos do terreno do museu, olhou distraído o resto de construção e levou algum tempo para elaborar aquilo que via – uma criança vestida com calças curtas, camisa branca e colete – uma vestimenta do passado, esperava fora da senzala. Olhava para o chão enquanto desenhava um circulo. Não chovia nela, juraria que a sombra de sua cabeça se projetava no chão. Ao piscar no momento em que um relâmpago quase atravessava o vidro da janela, perdeu a imagem e mais uma vez duvidou dos seus sentidos. Alguns meses se passaram até que resolvesse ter coragem de se aproximar do lugar. Era início de verão. Caminhou decidido pelo passeio de chão batido. Parou na frente da parede inexistente, olhou para dentro do lugar ocupado pela natureza e viu no seu interior um outro tempo. A estrutura revestida de paredes sólidas, com pouca luminosidade por causa das janelas pequenas. Pessoas andavam entre um cômodo e outro. Viu o homem da burca sentado fumando um cachimbo ao lado de um fogão a lenha, havia uma mulher jovem ao seu lado. Fora da senzala o menino continuava fazendo um circulo no chão e outro menino que parecia ser um empregado, observava o desenho a ser configurado. Parecia que estava vendo um filme sem projetor, sentia-se um expectador, até o momento em que os olhares de todos voltaram-se para ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bromas       Naquela manhã os meninos resolveram trancar as meninas dentro da sala de aula, para isso,  enviaram os nerds  à sala da coordenação de disciplina para pegar uma cópia da chave no armário.  Atraíram elas mostrando um vídeo no telefone de Cássio. Ele disse que dera uns amassos na Brenda, a menina mais popular da sala, atrás do prédio do laboratório de ciências. Quando todas estavam agrupadas para ver o vídeo falso, eles saíram e trancaram a porta.  Correram para fora da sala, carregando a sensação de vitória. Enquanto riam do que haviam aprontado, o estrondo tomou conta de todo o andar abaixo  e o fogo foi ocupando todos os cantos inflamáveis. Os meninos viraram urdidura no meio da destruição. As meninas, antes, entretidas procurando no telefone as imagens, correram  para a porta quando ouviram o barulho, não conseguiram abri-la. Foram para as janelas e viram o fogo escalando as paredes. Não tinham ideia de que o prédio estava quase todo destruído, ficaram só uma sala n
A casa calada      Depois de um ano vivendo ali, a mulher percebera que havia sentimentos escondidos atrás da pintura das paredes. Os arranjos de rosas artificiais e o quadro com as begonhas murchas deixados pela outra mulher não foram suficientes para convencê-la da existência de tanto pesar amordaçado. Quando ela chorava sem saber o motivo achava que eram as suas agruras não identificadas.      Um dia soube que a casa sangrava de dor, que lamentava uma perda e tornava infelizes seus novos moradores. Viu o vermelho sangue borrando a tinta pastel da parede da sala e que as flores presentes no ambiente poderiam servir para um lindo arranjo fúnebre. Estavam mortas.       Restava saber quanto tempo os sobreviventes conseguiriam viver nela. O homem e a mulher sensitiva. Ela começara a conhecer a casa silenciosa, ali não havia estalidos noturnos. Não sabia o tipo de conexão que tinham, sentia o passado daquele lugar, as mágoas vividas pela outra, apertavam o seu peito. O medo lhe ac

Ratoeiras

                                                                                                                                                                                                                           Malaquias desce apressado a alameda. Está decidido, não irá repetir mais o erro cometido em tantos anos. Pela última vez informará a Joel sua resolução. Este dirá tratar-se de uma situação sem saída, mas não o impedirá. Haviam perdido o controle das coisas, a desestruturação fazia parte do cotidiano.      Tudo começou com o aumento populacional, incentivado pelo mito da existência de muitas áreas desabitadas. Em poucos anos as fronteiras foram derrubadas e institui-se o estado de guerrilha. Nas cidades decadentes, os bandos urbanos disputavam espaços para praticar jogos de extermínio. Os donos dos antigos oligopólios e os ditadores das regras sociais construíram o último ônibus espacial. Zarparam nele. Os apenas influentes, feudalizaram-se em propriedades ca